Categorias
Geral

As Novas Regras da Poupança

Veja Neste Artigo As Novas Regras da Poupança (Texto de 2012)

Recentemente, na data de 04 de Maio de 2012, o Ministério da Fazenda enviou uma Medida Provisória para a alteração dos rendimentos da Poupança, saiba como isso irá mexer no seu bolso.

A Poupança possui muitas vantagens, sendo uma boa forma de ganhar dinheiro com baixos investimentos, algumas que podemos citar:

É o investimento com maior segurança que existe.

Rentabilidade de 6,17% ao ano, sendo no mês 0,5% + TR.
Isento de Imposto de Renda.

Garantia de recebimento de até R$ 70.000,00, assegurado pelo Fundo Garantidor de Crédito.

Liquidez Diária, podendo resgatar ou fazer aplicações a qualquer dia.
O Que Mudou Com a Nova Regra da Poupança?

Com a alteração, a rentabilidade da poupança irá depender da referência da Taxa Selic (8,50%).

Se a Taxa Selic for MAIOR que o porcentual de 8,50%, então a rentabilidade da poupança continua ao mês com 0,5% + TR.
Se a Taxa Selic for IGUAL ou MENOR que o porcentual de 8,50%, então neste caso a rentabilidade será 70% da Taxa Selic + TR.

O Que é Taxa Selic?

O termo Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é um tipo de índice básico de juros utilizados pelos Bancos para que possam definir valores de empréstimos, aplicações e financiamentos. A Taxa Selic costuma ficar em 9% ao ano.

A Nova Poupança

Esta redução da rentabilidade da poupança foi a solução encontrada pelo Governo para que não houvesse uma perda dos investidores do Tesouro Direto para a poupança e ao mesmo tempo, um incentivo para que mais pessoas parem de investir na poupança e apliquem suas economias nos sistemas de rentabilidade do próprio Governo.

Havendo essa redução nos investimentos do Tesouro Direto, consequentemente também ocorreria a diminuição das aplicações para as áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança e etc.

Essas alterações apenas terão efeito para os novos depósitos, após a data de 04/05/2012, para quem já possui dinheiro antes desta data, continuará com a mesma rentabilidade normal de antes.

Se você for criar uma nova conta poupança estará sendo utilizada a atual rentabilidade, que depende da Taxa Selic, conforme explicado acima.

Em termos gerais, para o pequeno investidor, a poupança continua sendo a melhor aplicação atualmente, no entanto para aqueles que possuem uma elevada quantia de depósitos é recomendável verificar a possibilidade de utilizar um outro tipo de aplicação que permita ganhar mais dinheiro, como exemplos os Fundos de Renda Fixa.